sexta-feira, 29 de março de 2013

TEATRO: Desde Sua Origem Até os Dias Atuais;

Álbum de Família - Nelson Rodrigues

O Teatro tem suas raízes no caráter ritualístico, onde os antigos acreditavam que as danças onde havia uma representação interpretativa, traziam poderes sobrenaturais, daí veio o teatro. Ele surgiu no Século VI A.C., na Grécia antiga, surgindo e crescendo através das festas dionisíacas, uma homenagem feita ao Deus DIONÍSO, deus do vinho, da interpretação e da fertilidade, essa festa acontecia na época de colheita para o vinho, pois acreditavam que realizando esse evento eles fariam com que a colheita melhorasse, as festividades duravam dias, incluíam procissões, recitais e rituais sagrados.
                Quando o teatro surgiu, ele não era como é nos dias atuais, também surgiu do inesperado e acaso, quando um homem chamado Téspis, resolveu colocar uma mascara humana e em sua cabeça um cacho de uva, criando assim uma nova personalidade, ele subiu em seu tablado em praça publica e diz em alto e bom som: “EU SOU DIONÍSIO!”, isso parou todas as pessoas ao seu redor, com espanto pela coragem do cidadão, pois até aquele dia a imagem de um deus era apenas para ser louvada, nunca havia se passado por uma sátira, daí começaram as representações, criando o Teatro de mascaras.
            Hoje temos várias categorias teatrais, como: Teatro de arena, Teatro de sombras,   Teatro de rua, Teatro de marionetes, Teatro musical, entre outros. Os mais conhecidos são:
- O Teatro em palco italiano: onde o palco que os espectadores assistem a apresentação é  pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenário, tempo ou final da apresentação. Normalmente o espaço entre a platéia e o palco é maior que o do palco de arena, nele são representados vários tipos de gêneros.
- O Teatro musical: o Teatro musical é muito parecido com o de palco italiano, até porque é representado em um, o que o difere, é o fato de mesclar a interpretação corporal e vocal de um ator, com dança e musica, deixando a obra mais dinâmica, essa categoria teatral vê crescendo cada vez mais no Brasil, onde as obras fenomenais da Broadway estão sendo adaptadas pelos brasileiros.

Com o surgimento da Televisão, o Teatro foi perdendo força na indústria artística, onde as pessoas esquecem-no e se focam apenas na cultura televisiva, isso fez com que ficasse cada vez mais caro, tanto produzir, quanto assistir a um espetáculo. Hoje com o crescimento do teatro musical, ele esta ganhando mais força, e começando a baratear no mercado, mas não só isso, esta reconquistando seu espaço na sociedade novamente, onde escolas se utilizam desta manifestação de arte como forma de ensinamento, passa-se também a ser entretenimento paras as famílias, principalmente as que possuem filhos, pois isso meche com a criatividade e a imaginação, aproximando o público e satisfazendo-o.

5 comentários: