sexta-feira, 29 de março de 2013

Aprendendo um pouco sobre Pintura

Aprenda a pintar em tela em alguns minutos !


Um pouco sobre: Pintura


A pintura acompanha a humanidade desde a Pré-História, mais ou menos no ano 25.000 a.C. (Período Paleolítico) e era usada para representar o cotidiano do homem pré-histórico. Esse tipo de pintura era chamado de Rupestre.
Esse homem pré-histórico gravava suas caçadas, rituais e outras situações e coloriam essas gravuras a partir de pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis de peles e folhas, que davam aos desenhos tons avermelhados.
Já na era depois de Cristo, podemos citar a pintura renascentista, onde foi possível uma melhor representação da natureza de uma forma tridimensional em uma superfície plana.
Temos como exemplo do período renascentista pintores como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelangelo que juntos formavam a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento. Leonardo da Vinci, por exemplo, utilizava a técnica de pintura a óleo que lhe permitia maior variedade de cores, oferecia uma conjugação harmoniosa e qualidade excelente na pintura.

Um pouco sobre Dança:


Um exemplo de Ballet Clássico :)


Um pouco sobre Dança;


Acreditamos que dança pode ser a arte de mexer o corpo através de movimentos e ritmos com harmonia.
Para que possa existir dança, tem que haver música também. Na verdade é uma junção de de várias artes em uma só.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons,
descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

Essa arte foi crescendo e crescendo, até formar outros ritmos, outras modalidadades. Como por exemplo:

- Ballet
- Axé
- Tango
- Salsa
- Jazz
- Samba
- Valsa
- Sertanejo

Dentre esses gêneros, temos o Ballet que é muito popular.

O ballet é a dança mais complexa que existe. Seus movimentos que não se limitam somente ao chão, explora também o ar em saltos surpreendentemente belos. O preparo necessário para a execução de cada movimento, a graciosidade dos bailarinos misturadas a força é o que dá toda a grandeza dessa arte doce e forte.

As origens do balé surgiram em celebrações públicas italianas e francesas. Na Itália a impulsiva representação dramática resultou no balleto, --- de ballo (" dança" ) e ballare ("dançar" ) --- enormes espetáculos durando horas (e até mesmo dias) e utilizando dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e garotos ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis. Os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis (Teatros modernos não eram construídos antes do séc. XVI). A audiência para estas apresentações era composta principalmente por pessoas da corte, que contratavam dançarinos de alto escalão para ensinar aos amadores.

Um exemplo de Música POP


UM POUCO DE MUSICA POP :)

Um pouco sobre: MÚSICA;


Definir o que é a música não é fácil pois é extremamente difícil encontrar conceitos que preencham amplamente todos os significados dessa prática. A musica mexe com o som e é organizada no tempo, talvez por isso seja tão difícil encontrar uma definição certa, pois continuamente a música se modifica, evolui. A música é uma linguagem que se utiliza de instrumentos musicais, voz e outros artifícios eletrônicos, sendo usados para expressar algo a alguém.

A musica pop é normalmente produzida para fins comercias, visando normalmente a audiência juvenil. Em sua maioria das vezes as canções são simples, com letras fáceis que abortam temas da atualidade e batidas eletrizantes, fáceis de dançar.
Os escritores David Hatch e Stephen Millward definem a música pop como "um conjunto musical que é distinguível da música popular, folclórica e do jazz”
A primeira vez que foi registrado o uso do termo “Canção de Pop” foi no ano de 1926, de acordo com o Grove Music Online o termo “Música Pop” foi criado no Reino Unido em meados de 1950.

Durante seu desenvolvimento a música pop teve influências de outros ritmos musicais, o gênero também fez uso de inovações tecnológicas. A musica pop foi dominada pelo Industria Musical Americana e Britânica em torno dos anos 60 e até hoje dominam as paradas de sucesso. O pop sem duvida é um dos gêneros musicais que mais atrai e conquista pessoas em torno do mundo, sua “Popularidade” é extremamente grande, não existe uma pessoa que não tenha ouvido falar ou não tenha escutado musicas de Michael Jackson ou Madonna, ou até mesmo hoje em dia com Katy Perry, Lady Gaga, Justin Bieber, Rihanna, que são os mais populares do momento. A musica pop consegue conquistar desde crianças até os idosos, seja por sua batida, letras fáceis ou até mesmo por conta do carisma do cantor, todos conhecem pelo menos uma música, é como o nome já diz, “POP: popular”.

Recomendando um pouco de Teatro;

Vídeo de um Musical, que é uma das categorias mais importantes teatrais. Musical O REI LEÃO, da produtora DISNEY.

Para quem gosta de Teatro, esse Musical estreou em São Paulo, dia 28 de Março de 2013, no teatro Renault.

Mais informações no site :  http://www.oreileaoomusical.com.br/





TEATRO: Desde Sua Origem Até os Dias Atuais;

Álbum de Família - Nelson Rodrigues

O Teatro tem suas raízes no caráter ritualístico, onde os antigos acreditavam que as danças onde havia uma representação interpretativa, traziam poderes sobrenaturais, daí veio o teatro. Ele surgiu no Século VI A.C., na Grécia antiga, surgindo e crescendo através das festas dionisíacas, uma homenagem feita ao Deus DIONÍSO, deus do vinho, da interpretação e da fertilidade, essa festa acontecia na época de colheita para o vinho, pois acreditavam que realizando esse evento eles fariam com que a colheita melhorasse, as festividades duravam dias, incluíam procissões, recitais e rituais sagrados.
                Quando o teatro surgiu, ele não era como é nos dias atuais, também surgiu do inesperado e acaso, quando um homem chamado Téspis, resolveu colocar uma mascara humana e em sua cabeça um cacho de uva, criando assim uma nova personalidade, ele subiu em seu tablado em praça publica e diz em alto e bom som: “EU SOU DIONÍSIO!”, isso parou todas as pessoas ao seu redor, com espanto pela coragem do cidadão, pois até aquele dia a imagem de um deus era apenas para ser louvada, nunca havia se passado por uma sátira, daí começaram as representações, criando o Teatro de mascaras.
            Hoje temos várias categorias teatrais, como: Teatro de arena, Teatro de sombras,   Teatro de rua, Teatro de marionetes, Teatro musical, entre outros. Os mais conhecidos são:
- O Teatro em palco italiano: onde o palco que os espectadores assistem a apresentação é  pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenário, tempo ou final da apresentação. Normalmente o espaço entre a platéia e o palco é maior que o do palco de arena, nele são representados vários tipos de gêneros.
- O Teatro musical: o Teatro musical é muito parecido com o de palco italiano, até porque é representado em um, o que o difere, é o fato de mesclar a interpretação corporal e vocal de um ator, com dança e musica, deixando a obra mais dinâmica, essa categoria teatral vê crescendo cada vez mais no Brasil, onde as obras fenomenais da Broadway estão sendo adaptadas pelos brasileiros.

Com o surgimento da Televisão, o Teatro foi perdendo força na indústria artística, onde as pessoas esquecem-no e se focam apenas na cultura televisiva, isso fez com que ficasse cada vez mais caro, tanto produzir, quanto assistir a um espetáculo. Hoje com o crescimento do teatro musical, ele esta ganhando mais força, e começando a baratear no mercado, mas não só isso, esta reconquistando seu espaço na sociedade novamente, onde escolas se utilizam desta manifestação de arte como forma de ensinamento, passa-se também a ser entretenimento paras as famílias, principalmente as que possuem filhos, pois isso meche com a criatividade e a imaginação, aproximando o público e satisfazendo-o.

Introduzindo


O blog CINCO MINUTOS DE ARTE, tem como um objetivo central, ajudar os leitores a entender melhor sobre esse universo fantástico que existe ao nosso redor e que a maioria das vezes não damos tanto valor o quanto deveríamos. 

Para poder explicitar sobre todos os tipos de arte, primeiramente o leitor deve entender o que é ARTE; 


Arte pode ser uma forma encontrada pelo homem para poder manifestar os seus sentimentos, extravasar emoções, mostrar sua cultura, entre outros.


Arte pode ser uma forma encontrada pelo homem para poder manifestar os seus sentimentos, extravasar emoções, mostrar sua cultura, entre outros.

Arte, do Latim > ARS – Que significa técnica ou habilidade. O surgimento não pode ser definido de forma precisa, acreditasse que tenha começado na época pré-histórica, com os homens que faziam desenhos na caverna como uma simples forma de comunicarem-se uns com os outros.

Com o passar o tempo, foi ganhando vida, foi se desenvolvendo. Através do Renascimento, a arte foi se subdividindo em vários conceitos como por exemplo:

- Musica
- Dança
- Artes Plásticas
- Literatura
- Teatro
- Esculturas

Dentre o Século XIX,  o objetivo de existir, era exaltar a beleza. Podemos dizer que toda arte surge através da criação do homem . Portanto, cada arte, cada modalidade, expressa personalidade do artista e também mostrando a cultura do mesmo.

Depois, com o tempo a arte foi se modificando, portanto a arte pode ser dividida de acordo com os períodos históricos da humanidade, que são: Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

Podemos então entender que arte é uma junção de criatividade e expressionismo, que podemos apreciar e também fazer. É importante na vida de todos nós.

Agora que já conhecemos um pouquinho sobre arte, que tal conhecermos também um pouco sobre cada modalidade?